ROBOTIC ENGLISH TRANSLATION



* * * PENSAMENTO DO MÊS * * *


Tudo o que é belo morre no Homem, mas não na Arte.

Leonardo da Vinci


* * * FRASES MUSICAIS AO ACASO * * *


La Musique avant tout.

Paul Verlaine


* * * Para ver correctamente todas as postagens deste BLOG,
é conveniente instalar previamente no seu PC
os tipos de fontes musicais MusiQwik * * *


IR DIRECTO AOS COMENTÁRIOS DESTE POST.

quinta-feira, maio 25, 2006

É preciso economizar em tudo... até nas Orquestras!

Exemplo de orquestra (e)c(on)ómica.
Note-se que até a foto é a preto e branco...


Um engenheiro de processos ou técnico de produtividade assistiu uma vez a um concerto sinfónico no Royal Festival Hall de Londres. Analisando atentamente o funcionamento, elaborou o seguinte relatório sobre os factos que observou, anotando as correspondentes recomendações para o aumento da eficiência:

1. Durante períodos consideravelmente longos, os quatro operadores de oboé nada tiveram que fazer. O número de operadores deve pois ser reduzido e o respectivo trabalho distribuído de forma mais uniforme ao longo do concerto, eliminando assim “pontas” de actividade.

2. Os doze violinos (por acaso não eram os Doze Violoncelos de Berlim…) tocavam notas idênticas. Isto parece constituir uma desnecessária multiplicação de esforços. O pessoal desta secção deve ser drasticamente reduzido. Se, no entanto, for necessária uma quantidade de som equivalente, poderá ser obtida por meio de aparelhagem electrónica.

3. Verificou-se que se faz grande esforço na produção de fusas, o que parece ser uma complicação desnecessária. Recomenda-se, portanto, que todas as notas sejam arredondadas para a mais próxima semicolcheia. Se se fizer isto, poderá, além disso, utilizar-se maior quantidade de aprendizes e operadores de mais baixa graduação profissional e, portanto, de menor salário.

4. Parece haver demasiada repetição de algumas passagens musicais. As partituras deverão, pois, ser drasticamente revistas e expurgadas. Não parece haver utilidade em fazer repetir pelos metais um trecho já executado pelas cordas. Calcula-se que, se todos os trechos redundantes forem eliminados, o tempo total do concerto poderá ser reduzido de duas horas para cerca de vinte minutos. Além disso, não haverá necessidade de um intervalo a meio do concerto.

5. Considera-se, aliás, que um exame mais profundo do problema poderá trazer ainda outros benefícios.
Parece, por exemplo, haver ainda largo campo para aplicação de uma “atitude crítica” a muitos dos métodos de funcionamento uma vez que são, na maior parte dos casos, tradicionais e não foram modificados há vários séculos.

(Texto de autor desconhecido)




Música dos OOM PAPAS, uma "orquestra económica" bem divertida!

Etiquetas: ,

sexta-feira, maio 19, 2006

Obras em Casa...


Não tenho tido ambiente para criar...

quinta-feira, maio 11, 2006

Fui buscar a velha Máquina de Escrever...



O CopyWrite

Continuamos hoje num registo musical bem-humorado. Assim, e com a ajuda dos meus dois gatinhos, o CopyWrite e o PianoCat (nas fotos), que queriam tocar para vocês, fui desenterrar ao sótão a velha "Máquina de Escrever" (de Leroy Anderson), e, enquanto eles tocavam, um piano, e o outro máquina de escrever, decidi passar a limpo alguns ditos de espírito de vários compositores, (e entre parentesis os meus comentários a cada um). Não se escandalizem... nomeadamente com o último!

* * *

Alessandro Marcello usava o pseudónimo arcádico de "Eterio Stinfalico".

(Se alguém descobrir o que significa Stinfalico, ganha um doce. Eu não consigo.)

Rossini dizia de Wagner – "este rapaz tem momentos inesquecíveis… mas horríveis quartos de hora".

(O relógio de Rossini devia atrasar-se muito...)

Débussy disse de Wagner: “ele foi um belíssimo pôr-do-sol, mas tomaram-no por uma aurora".

(Naturalmente porque esses tais sofriam de jet-lag...)

Richard Strauss disse: “Não sou um compositor de primeira. Mas, de entre os de segunda, decerto eu sou de primeira.”

(Também poderia ser de segunda, entre os de primeira... bastava enganar o revisor do comboio...)

Richard Strauss classificava o maestro Bruno Walter de “imundo saco de farrapos piolhosos”.

(Neste caso só haveria um remédio: Quitoso. É o que eu uso para os gatinhos!)

Max Reger disse (talvez ao telefone), ao ler uma crítica a seu respeito: “Estou sentado na divisão mais pequena de minha casa, que é a casa de banho, com a sua crítica à minha frente. Pois pode acreditar que dentro de segundos ela estará atrás de mim.”

(Mas que grande maroto!!! Era preciso ter... lat(r)ina...)

* * *

Espero que se tenham divertido... e agradeço ao Viktor - que não está nas fotos, mas bem o merecia - pela bela ajuda que me deu para desenferrujar e desemperrar a velha Máquina de Escrever!


O PianoCat

(para ouvir de novo, clicar em play neste botão)

Etiquetas: ,

quinta-feira, maio 04, 2006

O Leão dorme esta Noite (mas o Patrão nunca dorme!!!)


Hoje vamos divertir-nos um pouco com esta canção! Os intérpretes são fenomenais... quem disse que só os pássaros é que cantam e dançam, estava bem enganado! Apesar de avantajado, aqui está um belo tenor, acompanhado de um impagável bailarino!


E agora que já viram os desenhos animados, voltem ao trabalho antes que o Patrão lhes dê um raspanete!!! Ai, ai, ai... estes miúdos crescidos... são terríveis!!!