ROBOTIC ENGLISH TRANSLATION



* * * PENSAMENTO DO MÊS * * *


Tudo o que é belo morre no Homem, mas não na Arte.

Leonardo da Vinci


* * * FRASES MUSICAIS AO ACASO * * *


La Musique avant tout.

Paul Verlaine


* * * Para ver correctamente todas as postagens deste BLOG,
é conveniente instalar previamente no seu PC
os tipos de fontes musicais MusiQwik * * *


IR DIRECTO AOS COMENTÁRIOS DESTE POST.

sábado, maio 19, 2007

A LENDA DA FLAUTA DE PÃ

CAROS AMIGOS

EM ESPECIAL PARA OS AMIGOS MAIS RECENTES, VOU COMEÇAR DE QUANDO EM VEZ A REPUBLICAR ALGUNS DOS POSTS DO ARQUIVO DO FLAUTA... CLARO QUE OS OUTROS PODEM "RECORDAR E VIVER", O QUE SE APLICA A MIM PRÓPRIA!

BEIJINHOS


Flauta de Pã em bambu

Flauta de Pã em bambu

Pã, antiquíssima divindade pelágica especial à Arcádia, é o guarda dos rebanhos que ele tem por missão fazer multiplicar. Deus dos bosques e dos pastos, protector dos pastores, veio ao mundo com chifres e pernas de bode. Pã é filho de Mercúrio e da ninfa Dríope.


Um dia percorria Pã o monte Liceu, segundo o seu hábito, e encontrou a ninfa Syrinx que jamais quisera receber as homenagens das divindades e que só tinha uma paixão: a caça. Aproximou-se dela, e como nos costumes campestres se vai imediatamente ao objectivo, sem nenhum artifício, sem nenhum desvio, disse-lhe: "Cedei, formosa ninfa, aos desejos de um deus que pretende tornar-se vosso esposo." (Ovídio). Queria falar mais; mas Syrinx, pouco sensível àquelas palavras, deitou a correr, e já chegara perto do rio Ladon, seu pai, que, vendo-a detida, rogou às ninfas, suas irmãs, que lhe acudissem. Pã, que lhe saíra no encalço, quis abraçá-la, mas em vez de uma ninfa, só abraçou caniços. Suspirou e os caniços agitados emitiram um som doce e queixoso. O deus, comovido com o que acabava de ouvir, pegou alguns caniços de tamanho desigual e, unindo-os com cera, formou a espécie de instrumentos que se chama syrinx (siringe em Português) e que constitui a flauta de sete tubos, transformada em atributo de Pã.

Se quiser saber o resto da história do fauno Pã visite Pã, deus da Arcádia.

(13/04/2006)

Etiquetas: , ,

1 Comments:

Blogger Betty Branco Martins said...

Querida Leonor

Tens aqui um belíssimo espaço__________onde se perde a noção do tempo_____________e se quer ficar sempre________mais um pouco

Beijinhos com muito carinho
BSemana

21/5/07 1:15 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home