As Crianças e a Música
Como hoje é o Dia da Criança, que melhor do que deixá-las falar, neste caso sobre Música? Vejamos então algumas respostas dadas por meninas e meninos ingleses na aula de Música.
- Händel era enorme: era meio italiano, meio alemão e meio inglês.
- A Fuga mais maravilhosa foi protagonizada por índios a fugir de cowboys.
- Caruso começou por ser italiano; depois, alguém o ouviu cantar e disse que ele iria longe; por isso, partiu para a América.
- As palhetas do clarinete são tão finas e frágeis que não servem para mais nada.
- A música cantada a duas vozes chama-se um duelo.
- O xilofone é um instrumento muito usado, sobretudo para ilustrar o emprego da letra X nas aulas.
- Agnus Dei foi uma compositora famosa pela sua música sacra. (Delicious...)
- Händel era enorme: era meio italiano, meio alemão e meio inglês.
- A Fuga mais maravilhosa foi protagonizada por índios a fugir de cowboys.
- Caruso começou por ser italiano; depois, alguém o ouviu cantar e disse que ele iria longe; por isso, partiu para a América.
- As palhetas do clarinete são tão finas e frágeis que não servem para mais nada.
- A música cantada a duas vozes chama-se um duelo.
- O xilofone é um instrumento muito usado, sobretudo para ilustrar o emprego da letra X nas aulas.
- Agnus Dei foi uma compositora famosa pela sua música sacra. (Delicious...)
Eis aqui uma boa prenda para os mais pequenos... e não só!
E ainda sobre os Instrumentos da Orquestra muito bem explicados a todas as idades, não se esqueçam de visitar o mais recente Post do Bonamusica.
Então para todos um óptimo Dia da Criança... sem esquecer aquela que há em nós!
Etiquetas: DIA DA CRIANÇA
12 Comments:
É semore bom colher exemplos nos bons blogs !E a música na escola? Só 2º ciclo. Venha daí uma ideia com futuro!
Olá,
Anónimo,
Já há um conjunto de escolas com aulas de Educação Musical no 3ºciclo, inclusive aquela onde lecciono.
Aspásia,
Obrigado pela divulgação do post acerca dos naipes da orquestra.
Em relação ao Passing Time, infelizmente a pauta só vai até cerca de um terço da música. Pois é, a maioria das pautas gratuitas que estão na net são só demonstrações. O resto é pago e normalmente a peso de ouro!
Quanto às respostas das crianças, concordo plenamente... especialmente o(a) Agnus Dei :))
Bjs.
Anónimo
Ainda bem que gostou... e que o Viktor lhe respondeu. É pena que pouco se faça pela boa música junto dos jovens, mas pelo que disse o Viktor pode ser que melhore...
Viktor
Realmente quanto à pauta não a tinha visto em pormenor, e com tantos instrumentos, apesar de não tocarem todos em simultâneo, ainda segui a melodia até certo ponto, mas não verifiquei o fim, apesar de ter estranhado só 4 páginas para uma música de 4 minutos e para uma banda não muito pequena... claro, não há corridas grátis, os taxímetros não param, como os relógios do Passing Time...
Kusje
Viktor 2
Voltei ao site do Boumpani e vi mais em pormenor... de facto, partituras desta musiqueta a 6 contos... nem o Esterhazy pagava tanto ao Haydn...
Bjs
Exactamente. Por isso, no nosso país estamos claramente no reino da fotocópia. É que a maior parte dos músicos partilha a situação financeira que Mozart tinha no final da sua vida, ou seja, de vez em quando uma encomenda...
Olá! Nossa, muito bom encontrar um blog a respeito de música. Sou brasileira, tenho 16 anos e toco flauta transversa numa banda de concerto que não vive seus melhores dias, infelizmente.
Mas o motivo do comentário não é este. Eu simplesmente deliro ouvindo piano e gostaria que me você me desse sugestões de pianistas ou bandas que o tenham como instrumento principal. Ah, exceto música clássica. Quero algo mais atual, entende? Algo semelhante à música do perfil...Tenho procurado incessante por músicas dessa estirpe, mas não tem sido tão simples como parece. Tentei baixar músicas utilizando "piano" como palavra chave e, imagine, baixou até funk, essa poluição sonora que contaminou o Brasil por completo. Mas então, se puderes me ajudar, ficarei muito grata.
Ah, quando li a resposta referente ao Xilofone, lembrei da minha professora de segunda série...hehehe
Um abraço!
Olá Daniele
Que bom gostares de música não só já feita... como também de fazê-la. Em tempos também toquei um pouco de flauta e viola, mas o instrumento que mais estudei foi piano, embora só até um nível médio. Mas o tempo não dá para tudo na vida e há anos que raramente toco. É uma das actividades que quero recuperar.
Quanto à tua questão, assim de repente lembro-me de Wim Mertens e Chick Corea como solistas e como cantoras que se acompanham ao piano, Diana Krall e Norah Jones. Mas sugiro-te que visites o excelente blog musical BonaMusica e coloques a questão ao Viktor que além de pianista superior é professor e musicólogo e bem mais abalizado que eu para te responder.
Volta sempre e beijinhos:))
bom dia aspásia :)
mais um post cheio de bom humor!!
os chinesinhos são um espectáculo
passei para dizer que fiquei muito sensibilizada por me teres oferecido o teu poema
tenho pena de não termos falado mais...mas eu também sou um bocadinho calada.... ;)
beijinhos
@:)
Grata pela atenção! E não era nem necessário pedir para voltar sempre...:]
Olá B´
É verdade que também ficámos algo afastadas e eu também nunca tinha falado com o Prof. "ao vivo" embora tenha participado por telefone (gravado!), nomeadamente no "Sexo dos Anjos" nos anos 90 e lhe tenha escrito e enviado alguns poemas. E mais recentemente por mail n´O Amor É... Também podia ter levado mais cópias mas não tive tempo... mas o Viktor vai publicar o poema nas fotos do jantar.
Agora ando atarefadíssima pois queria pôr na Wikipédia a biografia do meu Pai (Mestre de Xadrez e Problemas) para os 92 anos dele já para a semana.
Beijinhos e não abuses do sushi!;)))
Daniele
Espero que já tenhas ido ao Bonamusica ver aquele autêntico Conservatório de beleza e harmonia. Vai àqueles arquivos que muito te divertirás e aprenderás! O Viktor é um craque e uma jóia de menino!
Grandes beijinhos!:)))
Enviar um comentário
<< Home