DIA DA MÚSICA... E DA CALÚNIA
COMEMORA-SE HOJE, NA HAGIOGRAFIA CATÓLICA, O DIA DE SANTA CECÍLIA, PADROEIRA DA MÚSICA.
TENDO SIDO ALVO, NESTE DIA, DE UMA CALÚNIA FEITA POR UM CONHECIDO COMENTARISTA DO BLOG "MURCON" DO PROF. JÚLIO MACHADO VAZ, OCORREU-ME RECORDAR ESTA ÁRIA, DE LETRA PROFUNDAMENTE FILOSÓFICA.
FIQUEM BEM.
O baixo inglês Robert Lloyd interpreta Don Basilio, em "O Barbeiro de Sevilha" de Gioacchino Rossini com libretto de Cesare Sterbini.
1988, Radio Symphony Orchestra, Stuttgart.
Maestro: Gabriele Ferro.
O BARBEIRO DE SEVILHA
1º ACTO - 2º QUADRO
No interior da casa de Bartolo, Rosina mostra-se decidida a ter Lindoro. Em sua brilhante ária Una voce poco fa, ela diz que é doce, respeitosa, obediente, mas, se contrariada, torna-se ardilosa como uma víbora.
Entra Bartolo, acompanhado do mestre de música Don Basilio, que o adverte sobre o facto de que o Conde Almaviva, rival na disputa pela mão de sua pupila, se encontra em Sevilha. Bartolo decide apressar o seu casamento com Rosina, e Basilio aconselha-o a lançar mão da difamação e abrir um escândalo em torno do seu rival, para dele se livrar. Na ária La calunnia è un venticello, Basilio explica como a calúnia vai naturalmente se expandindo, até explodir como um tiro de canhão.
TENDO SIDO ALVO, NESTE DIA, DE UMA CALÚNIA FEITA POR UM CONHECIDO COMENTARISTA DO BLOG "MURCON" DO PROF. JÚLIO MACHADO VAZ, OCORREU-ME RECORDAR ESTA ÁRIA, DE LETRA PROFUNDAMENTE FILOSÓFICA.
FIQUEM BEM.
O baixo inglês Robert Lloyd interpreta Don Basilio, em "O Barbeiro de Sevilha" de Gioacchino Rossini com libretto de Cesare Sterbini.
1988, Radio Symphony Orchestra, Stuttgart.
Maestro: Gabriele Ferro.
O BARBEIRO DE SEVILHA
1º ACTO - 2º QUADRO
No interior da casa de Bartolo, Rosina mostra-se decidida a ter Lindoro. Em sua brilhante ária Una voce poco fa, ela diz que é doce, respeitosa, obediente, mas, se contrariada, torna-se ardilosa como uma víbora.
Entra Bartolo, acompanhado do mestre de música Don Basilio, que o adverte sobre o facto de que o Conde Almaviva, rival na disputa pela mão de sua pupila, se encontra em Sevilha. Bartolo decide apressar o seu casamento com Rosina, e Basilio aconselha-o a lançar mão da difamação e abrir um escândalo em torno do seu rival, para dele se livrar. Na ária La calunnia è un venticello, Basilio explica como a calúnia vai naturalmente se expandindo, até explodir como um tiro de canhão.
Fígaro, que, por acaso, ouviu secretamente a conversa, adverte Rosina sobre o plano. Dizendo-se primo de Lindoro, compromete-se a entregar a carta que ela escreveu para Lindoro (dueto Dunque io son).
Intrigado, Bartolo tenta fazer Rosina confessar ter escrito a carta para o seu suposto pretendente, e resolve adverti-la a não tentar passá-lo para trás (A un dottor della mia sorte). Almaviva irrompe pela casa, disfarçado de soldado bêbedo. A confusão inicia-se quando Bartolo questiona a ordem de designação do oficial. Em seguida, chega a polícia, disposta prender o intruso (La forza, aprite qua), mas Almaviva secretamente revela sua verdadeira identidade ao oficial, que o liberta, deixando pasmados todos os presentes. No genial ensemble que encerra o Primeiro Acto, todos se mostram confusos e agitados (Freddo ed immobile).
Intrigado, Bartolo tenta fazer Rosina confessar ter escrito a carta para o seu suposto pretendente, e resolve adverti-la a não tentar passá-lo para trás (A un dottor della mia sorte). Almaviva irrompe pela casa, disfarçado de soldado bêbedo. A confusão inicia-se quando Bartolo questiona a ordem de designação do oficial. Em seguida, chega a polícia, disposta prender o intruso (La forza, aprite qua), mas Almaviva secretamente revela sua verdadeira identidade ao oficial, que o liberta, deixando pasmados todos os presentes. No genial ensemble que encerra o Primeiro Acto, todos se mostram confusos e agitados (Freddo ed immobile).
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