ROBOTIC ENGLISH TRANSLATION



* * * PENSAMENTO DO MÊS * * *


Tudo o que é belo morre no Homem, mas não na Arte.

Leonardo da Vinci


* * * FRASES MUSICAIS AO ACASO * * *


La Musique avant tout.

Paul Verlaine


* * * Para ver correctamente todas as postagens deste BLOG,
é conveniente instalar previamente no seu PC
os tipos de fontes musicais MusiQwik * * *


IR DIRECTO AOS COMENTÁRIOS DESTE POST.

quinta-feira, outubro 05, 2006

Maria Clara

Maria Clara by Aspasia
Desenho à vista que fiz a partir de uma foto da Artista.
(clique para aumentar)

Maria da Conceição Ferreira Machado Vaz, filha de Guilherme Ferreira e de Sorgue Caetano Ferreira, nasceu a 5 de Outubro de 1923, na Travessa das Almas, freguesia da Lapa, em Lisboa, onde viveu a sua infância e adolescência. Em 1942, com 19 anos, já abrilhantava uma peça em cena no Grupo Dramático "Os Combatentes" de Campo de Ourique - onde era já famosa no ping-pong - deitando a casa abaixo com palmas sempre que interpretava as “suas” bonitas canções com uma voz da mais pura e cristalina água, por vezes a roçar o canto lírico.
Pouco tempo depois, num concurso organizado pel´O Século, descobria-se que "Nasceu uma estrêla!" título d´O Século Ilustrado de 18 de Janeiro de 1943, a propósito do êxito sem precedentes alcançado pela jovem cantadeira na opereta "A Costureirinha da Sé", estreada no Porto em 8 desse mês e onde contracenava com António Vilar, Costinha e Luísa Durão, tendo estes últimos de lhe dar um empurrãozinho para ela conseguir entrar em cena...
Foi durante as sessões dessa opereta que Júlio Machado de Sousa Vaz, neto de Bernardino Machado e, na altura, quase professor catedrático, a conheceu e dela não mais se separou até que a morte o levou em 1999, com 90 anos.
Embora o romance não tivesse sido muito fácil, pois, de início, Maria Clara respondia com bastante parcimónia aos convites do jovem professor universitário, casaram ainda esse ano, indo viver para a Rua Anselmo Braamcamp e, depois, para a Rua do Bolhão, no Porto, perto do famoso Mercado onde todas as vendedeiras sempre a trataram carinhosamente por Clarinha.
A 16 de Outubro de 1949, com 26 anos, foi a feliz mamã de um menino sensível e terno, que aos 10 ou 11 anos, muitas vezes a acompanhava aos espectáculos, escutando-a, embevecido, atrás dos bastidores. Que sempre foi ela a sua melhor amiga e conselheira até que a doença no-la roubou a todos, nunca fez segredo o seu filho Júlio Machado Vaz.
Maria Clara, além de ter actuado em numerosos espectáculos na rádio, em revistas e no teatro, gravou centenas de canções de variadíssimos géneros, entre fados, canções ligeiras, marchas, etc., entrando no coração de todos os que tiveram a felicidade de a escutar. Foi uma das “Rainhas da Rádio”.
Do seu vasto reportório podemos destacar títulos como "Figueira da Foz", "Maria Severa", "Marcha do Outono", "Ó Zé Aperta o Laço", "Amor, Não Digas Não", "De Cá Para Lá", "Alfazema do Monte", "A Casa de Santo António", "Barca do Lago", "As Pedras Que Tu Pisas" ou “Canção de Tavira”.
No entanto, quando concorreu à Emissora Nacional, foi reprovada, talvez devido às ideias progressistas de seu marido, o qual tinha sempre o cuidado de a prevenir para não apertar a mão a certa gente...

Infelizmente, Maria Clara não saberá nunca desta pequena homenagem. Aquando do falecimento do seu marido, querendo segui-lo e simultaneamente não deixar o seu filho e netos, o seu espírito partiu com o Dr. Júlio Vaz e deixou para trás o seu corpo entre o carinho dos seus.

Parabéns, Maria Clara.


Marcha do Outono
(António Melo/Silva Tavares)

Etiquetas: , ,

5 Comments:

Blogger chato said...

Parabéns Aspásia, pela lembrança. O Dr. Júlio merece.

5/10/06 10:29 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Chamo-me Elizabeth não a conheço, mas pelo que escreveu sobre a mãe do Prof. Julio Manchado Vaz a senhora deve ser tambem uma pessoa especial . Muitos parabens pela homenagem que fez.
Elizabeth

6/10/06 2:52 da tarde  
Blogger lobices said...

...não podia deixar de aqui vir deixar o meu "testemunho" de muito apreço pela Grande Senhora que foi a (permita-se-me) Maria Clara

6/10/06 7:15 da tarde  
Blogger andorinha said...

Excelente ideia, Aspásia.
És uma mulher de uma enorme sensibilidade.
Como já foi referido, bela homenagem e de todo merecida.

6/10/06 10:14 da tarde  
Blogger viktor said...

Parabéns a esta grande voz!
Aqui está uma bela homenagem associada a um bom trabalho biográfico.
E aqui vai um grande beijo (direi mesmo de todos nós).

6/10/06 11:09 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home